David Duchovny: Inspirações

Saturday, February 19, 2005

Inspirações

Bem-vindos ao blog "House of D" - o primeiro em uma série de fóruns de discussão da Lions Gate Directors - com o diretor David Duchovny:

As inspirações para "House of D" estiveram como que "cozinhando" em mim durante anos sem que eu estivesse consciente delas. Eu cresci em Greenwich Village, Nova York, e minha mãe me contava histórias sobre a Casa de Detenção para Mulheres, uma prisão na Rua Onze com a Sexta Avenida, uma prisão para mulheres em meu próprio bairro. O que mais poderia um garoto querer? Ou eu me lembro, ou me lembro das histórias da minha mãe sobre as mulheres que se debruçavam nas barras e tentavam conversar com as pessoas que passavam na rua. Elas estavam estressadas, ou raivosas, ou assustadas, ou simplesmente entediadas. Tom Wolfe escreveu um texto sobre isto - encontros acidentais com criminosas. Eu achava tudo simplesmente fantástico. Mulheres criminosas. Nada parecido com algo que eu jamais tivesse visto em um filme americano. Era mais como Fellini. Lá estava você, caminhando com seu cachorro pela rua, e alguma prisioneira, encarcerada Deus sabia porque, de repente começava a conversar com você. No meio da área mais boêmia da maior cidade do mundo. Angela Davis* tinha sido presa lá. Diz a lenda que a mãe de Tupac Shakur estava grávida dele enquando ficou na Casa de Detenção para Mulheres. Credenciais. A prisão foi derrubada em '73. E agora é um jardim municipal. Sério. Eu não poderia ter inventado isto. Então eu tinha aquilo tudo arquivado. A mistura estava "cozinhando".

Nota da Tradutora: Angela Davis foi uma simpatizante do grupo Panteras Negras que acabou na lista dos Mais Procurados do FBI quando armas registradas em seu nome foram usadas para tentar libertar um ativista negro de um tribunal na Califórnia, em 1970.