David Duchovny: Mentores e Anjos

Tuesday, February 22, 2005

Mentores e Anjos



Então eu comecei a pensar sobre mentores e anjos e pessoas que tentam ajudar você ainda antes que você saiba que precisa de ajuda. E eu pensava que se um garoto de cerca de 13 anos (quase um homem) está tendo problemas com os quais ninguém pode realmente ajudá-lo, e ele mora em Nova York, perto daquela prisão de mulheres, e se uma daquelas mulheres o convence a falar com ela porque ela se sente tão entediada lá, mas ele nunca a vê, como Rapunzel ou outra mítica/urbana Dama da Torre. Um anjo com um penteado afro tipo Angela Davis. Um anjo provavelmente encarcerado por prostituição ou algum envolvimento com narcóticos. E se os conselhos que ela dá a ele são demais para ele entender aos treze, mas quando ele tem quarenta, ele compreende, porque finalmente está olhando para sua esposa e seu filho e as coisas que está fazendo de errado e as coisas que está percebendo. Ele finalmente compreende o antigo conselho e quer dizer obrigado porque sente que o último passo para o entendimento é a gratidão. Então ele volta para Nova York e descobre que a prisão onde ela estava é agora um jardim. Perfeito. Quase perfeito demais, e se eu tivesse inventado isto, eu me sentiria esquisito, mas é verdade - uma prisão se tornou um jardim - um perfeito reflexo no espelho para os sentimentos do homem sobre si mesmo; ele tinha se encarcerado em algum tipo de inferno psíquico e agora ele está florescendo em direção à vida adulta, de verdade. A casa de detenção dentro de cada um de nós se tornando um jardim.