David Duchovny: Leava Las Vegas!*

Wednesday, March 16, 2005

Leava Las Vegas!*

De volta do ShoWest - que é o encontro anual de todo o pessoal que distribui filmes - donos de cinemas, etc. Bela reação a House of D. Eu sempre fico nervoso ao sentar em meio às pessoas na platéia e assistir ao filme, e então eu tenho uma noção se tudo está indo bem ou não se elas riem em um determinado momento, uma fala logo no começo. Se elas riem, eu sei que elas entraram no clima do filme. Até agora, elas têm sempre rido. O filme funciona tão bem com grandes platéias. Faz você perceber de verdade que ir ao cinema é uma estranha experiência coletiva. Você sai de casa, gasta algum dinheiro e então se senta no escuro com um bando de estranhos e tem reações e emoções incontidas bem ao lado deles. Rindo alto e soluçando em público, do lado de um estranho comendo pipoca. É fantástico e tão esquisito quando você pára pra pensar. E quando eu me sento e observo e escuto as pessoas fazendo esse passeio no escuro com House of D - eu sinto que tudo valeu a pena e que é tudo muito bom, bom no sentido de permitir que as pessoas sintam coisas e bom no sentido de tentar chegar a elas com uma história (uma história!), e alcançá-las. Alcançar - esta poderia ter sido uma palavra favorita. Mas basta disto. A propósito, não se preocupem com os comentários negativos neste blog - a) eu me endureci a respeito deste tipo de coisa há muito tempo, e o mais importante: (Joe Campbell* disse "quando eu olho no rosto do meu inimigo, sinto orgulho") b) alguém que administra este blog parece estar editando o material de forma que nenhum destes comentários chegue a mim. Então aqui estou eu, vivendo em uma feliz ignorância. Assobiando ao passar pelo cemitério. Mas obrigado pela proteção. Isso me comove. Não se preocupem com a lentidão da agenda de lançamento do filme. Se o filme encontrar um público logo cedo em Nova York e Los Angeles, o que com o apoio de vocês eu sei que vai acontecer, então vai se espalhar de forma que todos tenham uma chance (e vai estrear na Europa, embora eu não tenha certeza das datas ainda), e o plano é que o filme comece a estrear mais abertamente, em um maior número de cinemas, na terceira semana. Respostas aleatórias - sobre a tal freira - eu não sabia da citação de Foster Wallace* - qual era mesmo?* Meu trecho favorito foi o de alguém da Espanha que escreveu "meu inglês é bom, mas não muito", o que está rapidamente se tornando o meu lema em todas as coisas da vida. Do tipo "meu - preencha o espaço - é bom, mas não muito". Vai haver uma trilha sonora para House of D - foi uma grande alegria colocar grandes músicas no filme - não só a trilha original, de um cara talentoso chamado Geoff Zanelli, mas também os clássicos dos anos 70 - "Melissa", dos Allman Brothers, Van Morrison, "Harmony" do Elton John, Stevie Wonder, "Hold your head up" do Argent, "Samba Pa Ti" (uma música na qual Gillian Anderson me viciou há muitas luas atrás). Então, sim, eu adoro música. E o jeito com que ela pode dar profundidade a um filme, especialmente um filme de época ('73) é tão poderoso e inconsciente. E com filmes, inconsciente é sempre melhor do que inconsciente*, é o que eu digo. Eu estou em casa por alguns dias, antes de voltar pra estrada como o caixeiro viajante que eu sou. É bom saber que vocês estão me dando cobertura. Continuem espalhando as notícias. Eu vou estar em um programa de perguntas e respostas em um cinema de Nova York no fim de semana de estréia (Lincoln Square), depois do filme, e provavelmente no Grove em Los Angeles no fim de semana seguinte. Vamos continuar espalhando o fungo House of D. Eu também fiquei muito interessado em saber que tantas pessoas tiveram mentores a quem eles nunca realmente conseguiram agradecer - anjos improváveis - parece ser um tema. Vou tentar fazer aquele negócio da gravação mais tarde. Tudo de melhor, dd.

* David fez um trocadilho intraduzível com o verbo "to leave" (deixar, ir embora de um lugar) e a palavra "viva".

Notas da Tradutora:

1. Joe Campbell é um jogador de beisebol (do New York Mets). Joseph Campbell foi um acadêmico de Literatura novaiorquino, membro da Academia Americana de Artes e Letras. Não faço idéia a qual dos dois o David se refere, já que foi impossível encontrar a citação no Google.

2. David Foster Wallace é um escritor novaiorquino. Em um dos comentários deixados no blog, uma fã pergunta a DD se ele estava fazendo uma referência a Wallace em "Hollywood AD", episódio que ele escreveu e dirigiu para a sétima temporada de Arquivo X.

3. Eu deixei essa frase do jeito que o David escreveu no blog. Desconfio que ele queria dizer "inconsciente é melhor que consciente" e que foi um erro de digitação, mas estou tentando ser o mais fiel possível aos textos dele.