David Duchovny: A Cena da Aula de Francês

Wednesday, March 23, 2005

A Cena da Aula de Francês

Olá. Eu peço desculpas pela demora em responder, mas eu acabei de chegar de Montreal, onde eu acho que vou estar fazendo um filme neste verão. Mais uma vez, é bom estar em casa. Tantas respostas, mas eu quero me lembrar de contar a vocês algumas coisas sobre as filmagens. Meu editor foi uma mulher chamada Suzy Elmiger e ela foi fantástica. Você roda um filme, isso leva 7 semanas, e daí todo mundo vai embora e deixa você lá com um monte de filme. E então é só você e o seu editor, você e o seu editor, dia após dia, sozinhos em uma sala olhando fixamente para um monitor de vídeo. Há uma cena no filme sobre a qual nós sempre nos referimos como a cena da aula de francês, sempre que alguém lia o roteiro costumava dizer oh minha cena favorita é a da aula de francês, é tão engraçada. Então, obviamente, Suzy e eu olhávamos para o filme e sentíamos que a pior cena do filme era --- a cena da aula de francês. Todo dia, no final do dia de trabalho, nós dizíamos, vamos dar uma olhada na cena da aula de francês, e nós tentávamos alguma coisa nova, mas sempre era uma droga e eu não sabia se isso acontecia porque havia tanta pressão sobre a cena, sendo a favorita de todo mundo, ou se era porque a cena simplesmente não prestava. Nove horas da noite --- será que a gente deve voltar pra cena da aula de francês? Uma hora da manhã --- vamos pra aula de francês; aquela cena ganhou mais atenção do que um bebê recém-nascido. A coisa chegou ao ponto em que Suzy e eu gritávamos de horror quando havia uma pausa em nossa conversa e invariavelmente um de nós dizia --- vamos dar uma olhada na aula de francês. Nãããããããão! Mas nós finalmente conseguimos fazer do jeito certo. Eu acho. Vocês serão os juízes sobre isso. Mas se vocês algum dia encontrarem a Suzy, não mencionem a aula de francês pra ela, eu acho que ela ainda está um pouco cansada. E aqui está algo de que eu me lembro da filmagem --- há uma grande cena de dança no filme, não do jeito que se vê em um musical, mas uma cena em um baile, um baile de escola. E é 1973. Então eu tenho todos esses figurantes entre 12 e 16 anos vestindo aquelas roupas antigas, e tudo está ótimo, e então nós começamos a tocar a música e é um desastre --- todos eles dançaram muito bem, mesmo os garotos, muito bem. Aí a gente teve que dar um tempo porque eu me lembrei que pelo menos para mim, nem todo mundo dançava bem naquele tempo. Não me entendam errado, eu acho ótimo, eu acho que dançar é ótimo e acho que os garotos dançando são algo ainda melhor, mas quando eu era garoto, nós éramos péssimos dançarinos --- então eu tive que fazer com que esses garotos do século 21 ficassem péssimos, e disse não, não, vocês estão dançando bem demais, vocês têm que parecer bem duros e meio envergonhados e se mover como se houvesse um atraso no circuito que conecta a batida da música ao seu cérebro e então o seu cérebro aos seus membros. Foi engraçado, foi difícil pros garotos dançar mal; é estranho, eu nunca tive aquele problema. AGORA --- aqui vai a parte da pressão. Eu quero que todos vocês desenvolvam um senso de urgência sobre House of D. Este é o tipo de filme que Hollywood não faz mais hoje em dia --- é um filme com uma história e um coração pulsando, não um espetáculo de explosões com um coração feito de uma história de estrutura programada e dinheiro verdinho verdinho (não é que isto seja ruim), e ele precisa de que vocês precisem dele. Ele precisa de que vocês levantem as vozes, como têm feito, e o abracem. Precisa de que vocês espalhem as notícias. Como? TUDO ESTÁ NO FIM DE SEMANA DE ESTRÉIA --- (vocês podem ver que eu uso maiúsculas quando quero.*) Se nós conseguirmos levar 5000 pessoas aos dois cinemas (em Nova York e Los Angeles) no fim de semana de estréia, então House of D vai se tornar um "evento" e a imprensa vai tomar conhecimento do filme e ele vai criar uma força própria e se espalhar e alcançar vocês onde quer que vocês estejam. Se vocês moram em NY ou LA, por favor vão ver o filme no primeiro fim de semana (e no segundo, se vocês quiserem) e se vocês estiverem planejando ir --- reservem os ingressos com antecedência (donos de cinemas ficam bastante animados com isso e isso por sua vez anima todo mundo) e se vocês estiverem em uma cidade onde o filme não está passando, liguem pro cinema local e perguntem quando eles estão planejando colocar o filme em cartaz. Depende de vocês criar o barulho porque a máquina não está disponível para promover filmes como este. Eu agradeço a todos vocês pela paciência durante este desabafo - sejam vocês fãs de Arquivo X ou não, eu aprecio o interesse de vocês. Por falar em Arquivo X, eu acho que nós estamos chegando muito perto de ter uma data de início para AX2. Minha aposta é que nós estaremos filmando no começo do ano que vem. Vou escrever em breve.

* David não usa maiúsculas ao escrever.